Vinculando Paineis
Vinculando itens do painel aos dados
Este tópico explica como vincular o item do painel recém-criado aos campos da fonte de dados , para exibir dados.
Conceitos de Encadernação
Para vincular itens do painel aos dados no Dashboard Designer, o painel ITENS DE DADOS é usado.
Cada tipo de elemento de painel tem um conjunto específico de secções de dados , tais como valores , Argumentos e Série No gráfico, colunas e Minigráficos na grelha, e os valores , colunas e linhas na grelha de pivô. Cada seção de dados corresponde a uma área ou elemento específico do item do painel e deve ser mapeada para os dados a serem exibidos nessa área / elemento.
O mapeamento é realizado usando DADOS - parâmetros usados para vincular um item do painel aos campos da fonte de dados. Os itens de dados são usados para vincular o item do painel aos campos de fonte de dados necessários e, assim, visualizar dados no item do painel.
Outro conceito-chave na ligação de dados é o contêiner de itens de dados , que representa um conjunto de itens de dados. Ele pode conter um único item de dados ou vários itens de dados e permite especificar várias opções relacionadas à forma como um item específico do painel visualiza os dados.
O item de dados pode processar dados de duas maneiras - como dimensões ou medidas . Isso depende da seção de dados à qual o item de dados está atribuído e do tipo do contêiner de itens de dados.
dimensão - um item de dados cujos valores não pretendem ser resumidos.
Esses valores podem ser de qualquer tipo - sequência, data e hora ou numéricos. De qualquer forma, o painel não resume os valores da dimensão, mas agrupa valores idênticos. Você pode executar o agrupamento , a classificação ou a exibição dos principais valores para os valores da dimensão.
Você também pode personalizar as configurações de formato de dados para valores numéricos e de data e hora. Para acessar as configurações de modelagem de dados, use o botão de menu do item de dados .
Por exemplo, as dimensões são usadas para fornecer dados para o eixo do argumento do gráfico, coluna da grade dinâmica e cabeçalhos de linha.
medida - um item de dados cujos valores são resumidos antes de serem usados no painel.
Esses valores podem ser de qualquer tipo - numérico, data / hora ou sequência. De qualquer forma, o painel calculará uma função de resumo apropriada em relação aos valores da medida. Você também pode personalizar as configurações de formato de dados que afetam como os valores de resumo são exibidos. Para acessar essas configurações, use o botão de menu do item de dados .
Por exemplo, medidas são usadas para fornecer dados para o eixo Y do gráfico e calcular valores de células dinâmicas.
As seções de dados específicas exibem os botões Opções para cada contêiner de itens de dados. Use esses botões para chamar uma caixa de diálogo que permita especificar as configurações deste contêiner de itens de dados. Essas configurações afetam como a área / elemento de um determinado item do painel exibe os dados fornecidos.
Criar ligação
O painel ITENS DE DADOS exibe seções de dados do item do painel selecionado. Pode ser usado para adicionar, reorganizar ou remover itens de dados.
Para vincular um item do painel aos dados, selecione o item do painel. Em seguida, escolha o campo de dados necessário no Navegador de fonte de dados e solte-o na seção apropriada no painel ITENS DE DADOS.
Você pode remover o item de dados arrastando-o para fora do painel ITENS DE DADOS.
Para saber como vincular um item específico do painel aos dados, consulte o tópico Fornecendo Dados para o tem necessário do painel .
Para renomear o item de dados, clique no botão de menu e selecione Renomear , para chamar a caixa de diálogo Renomear Item de Dados .
Modificar ligação
Você pode modificar a ligação de dados arrastando contêineres de itens de dados em uma seção de dados. Para fazer isso, arraste o recipiente do item de dados para a posição desejada.
Você também pode modificar a ligação de dados arrastando itens de dados no painel ITENS DE DADOS. Esta ação possui os seguintes detalhes.
- Se você arrastar o item de dados para uma nova posição, as configurações especificadas para o contêiner de item de dados correspondente serão restauradas para os valores padrão.
- Se você arrastar o item de dados para um espaço reservado para um item de dados existente, as configurações do contêiner de item de dados correspondente serão aplicadas.
Ligação clara
Para remover todos os itens de dados de um item selecionado do painel, use o botão Remover itens de dados na guia Faixa de opções Página inicial .
Você também pode fazer isso através do menu de contexto do item do painel.
Itens de dados ocultos
A área HIDDEN DATA ITEMS pode ser usada para executar várias operações de modelagem e análise de dados por medidas ou dimensões que não participam diretamente na representação visual dos dados.
Para criar itens de dados ocultos, escolha o campo de dados necessário no Navegador de fonte de dados e solte-o na seção apropriada na área ITENS DE DADOS OCULTOS.
Você pode executar as seguintes operações usando itens de dados ocultos.
Filtragem
Você pode usar dimensões ocultas para aplicar a filtragem ao item do painel. Para fazer isso, selecione a dimensão oculta necessária na caixa de diálogo Editor de filtro e especifique a condição necessária.
Por exemplo, a Grade na imagem acima é filtrada pelo primeiro trimestre da dimensão DataDoPedido (Trimestre) .
Ordenação
Você pode classificar valores da dimensão especificada pela medida oculta . Para fazer isso, selecione a medida necessária no submenu Classificar por da dimensão .
Por exemplo, as categorias exibidas na Grade na imagem acima são classificadas por valores da medida Quantidade (Soma) oculta .
Top N
Você pode usar medidas ocultas nas condições Top N. Para fazer isso, selecione a medida necessária na caixa de combinação Medida na caixa de diálogo N valores principais .
Por exemplo, a Grade na imagem acima exibe as 5 principais categorias da medida oculta Quantidade (Soma) .
Formatação condicional
Você pode criar regras de formato com base em medidas ocultas para aplicar a formatação condicional aos elementos correspondentes aos valores visíveis. Para fazer isso, use o menu Adicionar regra de formato da medida oculta.
Para a condição de formato de expressão , você pode usar a medida oculta necessária da mesma maneira que na caixa de diálogo Editor de filtro.
Vinculando itens do painel aos dados no modo OLAP
No modo OLAP , o esquema do cubo é buscado automaticamente e o Data Source Browser exibe toda a estrutura do cubo OLAP.
Para visualizar dados do cubo OLAP, arraste e solte medidas, atributos ou hierarquias nas seções de dados apropriadas na área DATA ITENS .
Observe que as medidas OLAP podem ser colocadas apenas na seção Valores, enquanto os atributos e hierarquias de dimensão podem ser colocados apenas em outras seções de dados.
Nota
Por padrão, o painel exibe apenas valores de dimensão que têm interseções com medidas em um cubo. Para mostrar todos os valores de dimensão disponíveis, adicione medidas ocultas ao item do painel para que todos os valores de dimensão da dimensão não fiquem vazios para pelo menos um valor de medida dessas medidas.
As hierarquias OLAP permitem personalizar cada nível separadamente. Para acessar as opções no nível da hierarquia, selecione o menu do item de dados para a hierarquia e use o submenu que corresponde ao nível desejado.
Nota
Você pode pesquisar facilmente as hierarquias OLAP usando o recurso Drill-Down.